Retard Blue

Aditivos retardadores como Retard Blue Rodo, aumentam o tempo de transição do concreto do estado plástico para o estado endurecido. Eles são úteis em climas quentes, onde o tempo normal de pega é diminuído pela alta temperatura, e na prevenção da formação de juntas frias entre camadas sucessivas. Além disso, com um atraso no endurecimento, pode-se obter acabamentos superficiais especiais. São normalmente usados de 0,2 a 1% desse produto sobre o peso de cimento, mediante ensaios.

A atuação do aditivo retardador no calor de hidratação é simples, ele não deixa chegar a altas  temperaturas, uma das principais causas de fissuras e futuras impermeabilidades, queda de resistência e baixa durabilidade. Com o retardo no início da pega, o calor de hidratação irá distribuir-se por possuir um tempo maior até o final da pega. Recomenda-se fazer uma avaliação inicial da dosagem do produto, assim como um controle no processo.

ONDE USAR:

Há determinados imprevistos que podem impossibilitar a utilização do concreto fresco na obra, como a quebra de caminhão betoneira ou da bomba de concreto, falta de energia elétrica na obra, problema nas formas ou ferragens, etc. Nestes casos, para evitar a sua perda, é possível utilizar o Retard Blue Rodo para estabilizar a hidratação e prolongar o seu tempo de aplicação.

É importante ressaltar que esta propriedade é alcançada somente nos casos em que o concreto não iniciou a pega. Sobras ou restos que retornam para a central, geralmente com a pega já iniciada, não corresponderão à ação deste aditivo.

VANTAGENS:

  • Mantém a trabalhabilidade em grandes distâncias e em temperaturas elevadas;
  • Retarda a elevação do calor de hidratação do cimento;
  • Amplia o tempo de aplicação;
  • Melhora a aderência do concreto nas armaduras;
  • Aumento nas resistências finais mecânicas;

O período do concreto estabilizado varia de acordo com o tipo do cimento, teor do aditivo em relação ao consumo do aglomerante ou a composição química do estabilizador. Para reativar a pega, basta misturar um novo concreto, um aditivo acelerador ou ainda aguardar o término do efeito do  estabilizador calculado na dosagem do aditivo e a hidratação voltará a prosseguir normalmente. Um fator que influenciará no processo do tempo de estabilização ou na velocidade do endurecimento será a temperatura do ambiente.

Ficha FISQP


Apresentação:
200L / 1000L e granel

×